Benefícios do aleitamento materno

Aleitamento materno é um tema que gera alguma controvérsia, mas, apesar de tudo haverá algo melhor do que o que foi feito pela natureza e aperfeiçoado ao longo de milhares de anos?Segue-se as vantagens do leite materno, retiradas de uma publicação da Unicef…O leite materno é um alimento vivo, completo e natural, adequado para quase todos os recém-nascidos, salvo raras excepções. As vantagens do aleitamento materno são múltiplas e já bastante reconhecidas, quer a curto, quer a longo prazo, existindo um consenso mundial de que a sua prática exclusiva é a melhor maneira de alimentar as crianças até aos 6 meses de vida.O aleitamento materno tem vantagens para a mãe e para o bebé de:
-Prevenir infecções intestinais, respiratórias e urinárias;
-Tem um efeito protector sobre as alergias, nomeadamente
as específicas para as proteínas do leite de vaca;                                                            -Faz com que os bebés tenham uma melhor adaptação a outros.
alimentos;                                                                                                                              -A longo prazo, podemos referir também a importância
do aleitamento materno na prevenção da diabetes e de linfomas.

aditya-romansa-117344.jpg
No que diz respeito às vantagens para a mãe, o aleitamento materno facilita uma involução uterina mais precoce, e associa-se a uma menor probabilidade de ter cancro da mama entre outros.Sobretudo, permite à mãe sentir o prazer único de amamentar.
Para além de todas estas vantagens, o leite materno constitui o método mais barato e seguro de alimentar os bebés e, na maioria das situações, protege as mães de uma nova gravidez. No entanto, é fundamental que todas as seguintes condições sejam cumpridas:  -Aleitamento materno praticado em regime livre, sem intervalos nocturnos, sem suplementos de outro leite, nem complementado com qualquer outro tipo de comida. Esta protecção pode prolongar-se até aos 6 meses do bebé e enquanto a menstruação não voltar.

Se ficas.te interessado/a podes ver o documento completo através deste link.

Deixa a tua opinião nos comentários

Fontes:Unicef

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s